Estudo Panorâmico da Bíblia



A Bíblia é um livro antigo. O vocábulo "Bíblia" , plural do grego "biblion" , diminutivo de "biblos" que traduzido significa livros, foi aplicado ás Escrituras Sagradas pela primeira vez pelo patriarca de Constantinopla, João Crisóstomo.
A Bíblia é também chamada de Escritura. Escritura, no grego "ai graphai".O que esses vocábulos querem dizer é que a Palavra de Deus é uma "escrito sagrado". Paulo os chama de "Sagradas Escrituras", "Sagradas Letras".

. A Composição Do Texto Sagrado

A Bíblia está dividida em duas partes conhecidas como: Antigo e Novo Testamento. O Antigo Testamento é a coleção da revelação de Deus ao povo hebreu. A língua em que o AT foi escrito é o hebraico, exceto, Ed 4.8-8.18; 7.12-26; Dn 2.4 que foram escritos em Aramaico.

O AT relata a criação do homem, sua queda  e consequente expulsão da presença de Deus, bem como, narra sua luta  sem sucesso contra o pecado. O AT nos ajuda a entender quão grave é o pecado, pois salienta suas terríveis consequências,no entanto,não revela nitidamente sua solução.

> Divisões do Antigo Testamento - 39 Livros apontando para o Messias..

Os 39 livros do AT estão divididos na Bíblia Hebraica basicamente em três grupos:

> Torah ou a Lei - Os Cinco livros de Moisés. De Gênesis a Deuteronômio;

> Kethbhim ou Escritos - Onze livros na Bíblia Hebraica ( Doze na versão Almeida ). Livros Poéticos: Salmos, Provérbios,Jó; Os Cinco rolos: Cântico dos Cânticos, Rute, Lamentações,Ester e Eclesiastes.Históricos: Daniel,Esdras,Neemias e Crônicas.

> Nebhiim ou Profetas - Oito livros na bíblia hebraica  ( Sete na Versão Almeida ). Primeiros Profetas: Josué, Juízes,Samuel,Reis. Últimos Profetas: Isaías,Jeremias,Ezequiel.Os Doze  são os livros que chamamos de Profetas Menores.

O AT é mencionado no NT, algumas vezes, de modo abreviado como a lei e os profetas .O termo "lei" muitas vezes inclui as outras divisões.  

O Novo Testamento  dá a resposta ao problema do homem na pessoa de Jesus Cristo.
Ele é o único meio de salvação.Podemos dividir o NT em quatro seções,baseadas nos conteúdos do livros:

> Biografia  - Os quatro evangelhos são relatos  biográficos,que registram a vida e os ensinos de Jesus na terra.Cada evangelho salientam detalhes diferentes da vida do Senhor.Quando estudados juntos ficam
 bem  mais fácil de compreender.

> História - O  livro de Atos dos Apóstolos relata  as ações  da igreja primitiva e dos apóstolos especialmente Pedro e Paulo, durante os 30 primeiros anos,depois da morte e ressurreição de Jesus.

> Teologia  ou Doutrina - São vinte e uma epístolas.Paulo escreveu a maioria delas,as quais foram enviadas para várias igrejas, tais como: Romanos, 1 e 2 Corintios, Gálatas.
Efésios,Filipenses,Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses e outras há alguns indivíduos  cristãos como: 1 e 2 Timóteo Tito e Filemon, Hebreus, a epístola anônima, é extremamente  valiosa mostrando a supremacia de Cristo.Quatro discípulos de Cristo escreveram as cartas restantes que foram identificadas pelo nome de seus autores: Tiago, 1 e 2 Pedro, 1,2 e 3 João e Judas.

> Escatologia ou Profecia -  O livro do Apocalipse foi escrito para confortar  os Cristãos perseguidos,com a convicção de que Cristo  seria vitorioso sobre todos os seus inimigos.Esse livro nos ajuda a ver Cristo como ele verdadeiramente é:  poderoso e triunfante sobre Satanás e seus aliados! Ele nos assegura que também podemos ser vitoriosos sobre o mal.   

Fonte: Instituto Bíblico Esperança Teologia Sistemática I Bibliologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário